sexta-feira, 4 de julho de 2014

Arthur Schopenhauer - Primeiro Capítulo

   O primeiro capítulo é basicamente uma soma de notas sobre o que foi a vida do casal Schopenhauer: O que ocorreu e causou o rompimento entre Johanna e Christian Schopenhauer. É relatada a história de como Arthur devia ter nascido em Londres e nasceu em Dantzig.

    O drama que Johanna fez sobre a fracassada viagem e o fato de terem que passar por situações difíceis juntos, O fato de ser uma mulher que quer ser independente e que sacrifica o amor à seu marido por isso, mesmo "amando" seu filho, que chega à odiá-la por tanto amor próprio e pouco sacrifício que demonstra.

    Fala dos primeiros anos de vida de Arthur, em Weimar, Dantzig e às propriedades rurais, a morte triste do pai de Schopenhauer por falta de prestígio e confiança de parte das pessoas de sua cidade, da tristeza que era sua vida e como era miserável

. Conta de como sua mãe lhe inspirou à ser um filósofo por lhe contar contos, e o desfecho do capitulo se dá por uma metáfora de como um filósofo é um flautista que acalma uma revoada de lobos, assim como um filósofo acalma as questões existenciais do ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário