domingo, 9 de março de 2014

O Golpe de 64 e os USA

A relação entre o golpe de 64, a ditadura escancarada e os estados unidos têm mais em comum do que se parece. O diálogo entre Militares Brasileiros e Norte Americanos sempre foi severo e constante, e sempre formavam alianças: Ao perceber uma ameaça como João Goulart, o governo americano suspeitou de suas tendências esquerdistas e comunistas, para então decidir agir. Motivado pelo medo de ter um país comunista tão perto de si, os estados unidos decidiram "matar a doença antes que seja tarde de mais". O corte de finanças, a mobilização de uma pequena fração do exército dos USA (alguns paraquedistas,  um porta-aviões, navios petroleiros e até alguns helicópteros fizeram parte).

Com a influência da Embaixada e dos contatos brasileiros, a intenção do golpe de Kennedy era retirar Jango e colocar Castello Branco, que tinha relação amistosa com a embaixada americana, chegando até à dividir quarto com um dos embaixadores. A comunicação com telegramas, o grampeamento de escutas, eram parte vital desta operação.

Com nível de CIA, os estados unidos mobilizaram um país inteiro em menos de dois anos, implantando uma ditadura contra o comunismo num país que estava sendo governado por um. E nada estragaria a ficha deste processo, pois não foi necessária uma gota de sangue para ser derramada (pelos americanos, pois aqui em nossas terras tupinquins, morreram vários inocentes, artistas e líderes políticos).


Nenhum comentário:

Postar um comentário