sábado, 1 de fevereiro de 2014

Espiritualidade x Fanatismo

O fanatismo e a espiritualidade são coisas completamente distintas. Valores essenciais do ser humano foram passados por gerações, pela religião. Mas o fanatismo, que cega e é a desgraça dos seres humanos arrogantes e de mente fraca, que se apodera e  corrói a carcaça, e faz apenas com que uma ideologia se torne um indivíduo. Aquele indivíduo passa a pensar e agir apenas na base da ideologia, seguindo-a cegamente e praticando um suicídio pessoal em busca da aceitação em um meio (na maioria dos casos, numa religião, em um partido)

O fanatismo é uma coisa tão comum no Brasil, pois há a falta de informação comum e a cegueira geral em relação à tudo: ninguém questiona a nada, apenas se acha o dono da verdade, aumentando o fanatismo consideravelmente.

Ciência contra a Razão

Olavo de carvalho começa a transcender os limites da ciência, pondo em exemplo termos como "sim" e "não", que não podiam ter traduzidos para algo além de seus respectivos termos, e que sempre que traduzidos, levariam novamente à sim, e não. Sendo necessária apenas a experiência pessoal. Expõe o fato de que a ciência não é uma formula mágica para tudo, e deve agir apenas em seus campos. Os exemplos de infinito, e finito, que não podem ser demonstrados pela ciência, apenas traduzidos para seus campos por meio de símbolos.

Cultura

Segundo a reflexão de Olavo de Carvalho, a religião é mais do que apenas um produto cultural, e os mitos e lendas são, na realidade, uma semente da ciência, uma chave para o conhecimento que irá de vir. Criticando a sociedade Brasileira por não ter mitos fundadores estabelecidos em nossa cultura, diz que somos, "em milênios, a última sociedade que se preocupou em encher seus estômagos antes de seus corações e suas almas."

Levando isso até um outro ponto, onde afirma que, para confrontar pensamentos, é necessário a fé, e que nela podemos encontrar a razão. Diz que as milhares de mortes causadas pelo comunismo são pelo fato da sociedade não poder dizer "Me prove que estou errado, e se estiver certo, por quê me bate?",  E que a bíblia e outros livros sagrados devem ser lidos como um romance ou uma obra de ficção, por mais que seus personagens sejam frutos históricos, e que lá dentro encontraremos quem são realmente Deus, Jesus ou vários destes personagens, que por mais que não "sejam verdadeiros" para certas pessoas, são verdadeiros se aceitados no coração, no amor interno, e que lá, poderão mostrar frutos e valores da religião, como por exemplo a calma, a paciência, a obediência e o conhecimento.

Socialismo

Olavo se mostra contra os grupos de esquerda, criticando a lógica ridícula, terrorista e mequetrefe por trás de tais. Mostra que as revoluções são mentiras, feitas para a morte e para a destruição dos próprios povos, com citações de Mao Tsé-Tung, Che Guevara, Lênin e Stalin, que rapidamente convencem o leitor da baboseira que se trata e da propaganda enganosa que é o partido comunista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário