domingo, 18 de março de 2012

Histórias que jornais não contam - Crônicas - Moacyr Scliar

O Amor é Reciclável

Essa crônica fala de dois amantes que se casaram com o dinheiro da reciclagem. Após isso, eles terminam, porém, se encontram novamente ao catar lixo e se amam novamente.

A mulher Real, a Mulher Virtual

Homem de cinquenta e cinco anos namora com uma mulher virtual e a ama, porém, ela, com vontade de conhecê-lo pessoalmente o acaba sequestrando.

O mortífero Celular

Dois inimigos fingem que são amigos. E com o desejo de matar, um deles vê uma notícia sobre um celular que mata. pensando que seu inimigo também viu e tem um celular mortífero, ele consegue o seu. Vendo que o inimigo vai sacar o celular, o mata com sua arma-celular, pensando que ele também tinha uma, quando era somente um celular comum.

Lágrimas de Cebola & outras lágrimas

Uma mulher que tem uma vida dura e quer chorar não pode chorar pois sua família reprova o ato. então sempre que quer chorar, compra cebolas e chora. Porém, ela casa com o carteiro da cidade quando o pai morre, e sabendo que foram desenvolvidas cebolas que não fazem chorar, ela vai cortar uma cebola comum para chorar.

Conquistas Culinárias

Jorge está querendo namorar Aline. Ela solta no emprego que gosta de homens que cozinham, então ele aprende a cozinhar. Ele a chama em casa, faz um prato e pensa que está ruim, porém, ela come. Ele diz que vai refazer o prato, o refaz, e quando vê, ela já foi embora, porém, ele experimenta o prato "ruim" e percebe que está bom.

Esperando o Homem-Aranha

Uma menina rebelde filhinha de papai não segue as regras do pai, porém, o pai a deixa em casa de castigo e o castigo era somente não sair da casa. Ela, então, triste, vê a notícia do "homem aranha" que sobe em prédios e fica com esperanças de que ele venha a salvar. "ninguém escapa das teias da Mulher-aranha"

Espaço Vital

Duas pessoas brigam por um espaço de apoiar o braço, depois de um longo tempo de luta mortífera e violenta, o texto diz que são homem e mulher, casados.

Cueca-Cofre

Um homem quer fazer uma rede de cuecas e colocar poesias nelas, porém, vira senador/deputado/cargo político e pensa em criar cuecas-cofre para o transporte de dinheiro.

Confissões de Ano Novo

Um homem é filho de um comunista que gosta da linha chinesa, e na china o nome Ano Novo é comum. Ele faz confissões.

Cara de Velho, Cabeça de Velho

Um garoto de treze anos fumante percebe que as máquinas vão reconhecer facialmente quem é velho e quem é novo. Assim, força criar rugas, criando, porém, ele ganha também a "cabeça de um velho", criticando os seus amigos, para a surpresa deles e de si mesmo.

Voz interior

Homem é preso por tentar fraude no exame da OAB, porém, ao tentar esconder o aparelho, ele o come. Na cadeia, ele ouve pela barriga que vão querer o dinheiro. ele não quer dar o dinheiro e assim sofre um punimento por isso, pessoas ficam fazendo barulhos, gritando, etc. E ele tem que aguentar.

Um comentário: